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Como e quando fazer o follow-up?

Foca Software de Gestão

Um bom follow-up é aquele que não foca só em vender, mas se preocupa se o cliente ficou satisfeito. Por isso, se você tem dúvidas ou não sabe como: Acompanhar o cliente após o primeiro contato; Como alinhar as expectativas do mesmo após uma apresentação da sua empresa; Como retornar perguntando se ele aceitou seu orçamento e/ou como cobrar um retorno de uma proposta, não se preocupe!

O FOCA pensou nisso e preparou algumas dicas de como e quando fazer o follow-up de vendas com os clientes da sua empresa:

1º - Após a prospecção, envie uma carta de apresentação da sua empresa e se coloque à disposição para ajudar o seu cliente naquilo que você faz. Depois, deixe anotado no histórico do mesmo: a conversa que tiveram, as objeções, perguntas e as principais dúvidas que surgiram;

2º - Após uma cotação, ou apresentação de preços, alimente seu histórico criando tarefas e lembretes com datas de retorno, assim, os alertas que você criou vão lembrá-lo de suas atividades;

3º - Responda qualquer solicitação do cliente em menos de 24 horas, mesmo aquelas que forem difíceis no momento, não o deixe sem uma posição ou resposta sua;

4º - Após o fechamento da venda, envie para o cliente um e-mail de agradecimento: No caso de um produto, ligue para saber se ele foi entregue corretamente no endereço que consta em seu cadastro; Se for serviço, apresente relatórios pontuais do que a sua empresa tem entregue até o momento;

5º - E, sempre após uma venda, se faça presente para ajudá-lo. Envie para seu cliente informações que possam ser do interesse dele ou da empresa, como: whitepapers, banners ou eBooks, mostre que você se preocupa com aquilo que é importante para ele.

Nosso cérebro é uma arma potente, mas infelizmente com todos os milhares de afazeres que nos cercam no dia a dia, somos incapazes de dar 100% de atenção a todas as tarefas, não é mesmo? Mas, com o auxílio do FOCA você e a sua equipe não esquecerão mais de fazer o follow-up juntos aos clientes e não perderão mais propostas por falta de contato. O FOCA te lembrará o dia e a hora de fazer uma nova prospecção, contato ou recontato para cada proposta e/ou cliente inseridos no sistema.

Nós te ajudamos a fazer e a manter esse acompanhamento em dia e a nutrir uma boa relação com o seu cliente. Então, está pronto para aposentar os blocos de notas e agendas de papel?

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